Fique por dentro / Lifestyle / Moda / Tá rolando na loja

Moda e Consumo Consciente: Como ser mais sustentável?

Sustentabilidade é o tema do momento! Geralmente quando falamos de sustentabilidade logo pensamos em energia eólica, meios de transportes não poluentes, reflorestamento e até mesmo em reciclagem.

Porém, você sabia que a indústria da moda é responsável por 32 das 57 milhões de toneladas globais de emissão de gás carbônico na atmosfera? Sabia que com pequenas atitudes podemos diminuir esse número? Não? Então aqui vão algumas dicas para você fazer parte de uma moda mais consciente, limpa e sustentável!

Camiseta Verde com uma etiqueta escrita "future in fashion" ou seja "O futuro da moda"
“O futuro da Moda”

O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Dentro da sustentabilidade há um termo chamado de “Tripé da Sustentabilidade”, ele é baseado em três fatores:

  • Ambiental: é o fator baseado nos recursos naturais do planeta e a forma como são usados pela sociedade;
  • Social: fator baseado nas pessoas e suas condições de vida tais como, saúde, lazer, educação, dentre outros;
  • Econômico: Baseada em considerar a questão social e ambiental.
Três calças formando o símbolo de reciclagem com uma escrita no centro dizendo "A moda não pode ser descartável"
@fash_rev_brasil

Quem é o consumidor consciente?

O consumidor sustentável é aquele que vai além de procurar consumir de marcas com o selo eco ou eco-friendly, esse consumidor também analisa se a compra é realmente necessária ou apenas por impulso, ele procura meios que podem ser inseridos no seu dia-a-dia para fazer com que ele consuma apenas o que precisa se atentando a origem do mesmo. 

8 Atitudes que podem te tornar um consumidor consciente:

  1. Adotar o consumo de peças de brechós e de segunda mão (psiu, tem um post aqui no blog sobre isso 😉
  2. Comprar somente o necessário visando a usabilidade e não as tendências momentâneas.
  3. Doe peças que já não usa mais, porém lembre-se de se atentar às condições dos produtos doados para não doar algo que pode ser recebido e descartado posteriormente;   
  4. Saber a origem do seu produto é importante, se pergunte quem fez seu produto, de onde eles vem e como são produzidos;
  5. Valorize marcas pequenas e locais;
  6. Evite tecidos de microfibra pois esse tipo de tecido é responsável por poluir os oceanos;
  7. Descarte corretamente sua peça, procure pontos que recebem produtos para o descarte;
  8. Upcycling: Responsável por prolongar a vida útil de uma peça e usar resíduos têxteis ou peças que seriam descartadas em peças novas. 
Desenho onde um homem fecha um zíper gigante com um frase no canto escrita "quem são os trabalhadores por trás das suas roupas?"
@fash_rev_brasil
Desenho feito a mão por uma criança de um guarda roupa com alguma roupas e logo acima uma escrita em letra palito "tirar roupinha para doar"
@fash_rev_brasil

Quais impactos a indústria da moda causa?

O mercado fashion tem causado impactos gigantescos no meio ambiente. Esta indústria é a que mais utiliza água mundialmente, gastando cerca de 93 bilhões de metros cúbicos, o que equivale a 37 milhões de piscinas olímpicas anualmente, sem contar as 20% de água industrial que também é poluída por este mercado. Além disso, a indústria da moda é responsável pelo uso de produtos químicos perigosos

Com o crescimento da tecnologia tudo ficou muito rápido, com o passar dos anos os consumidores sentiram a necessidade de comprar em grandes quantidades sem se importar com a origem e qualidade dos produtos, surgindo assim o fast fashion. 

De fundo um lixão, com uma nota fiscal na frente escrito "Qual preço a natureza paga por nossas roupas?"
@fash_rev_brasil

O fast fashion e Slow Fashion

A prática do fast fashion foi iniciada na década de 70 com as grandes marcas que sentiram a necessidade de suprir uma demanda de moda cada vez mais ampla e diversificada. As marcas. O fast fashion consiste na produção de modelos de roupas, acessórios e sapatos que são fabricados rapidamente e em larga escala, porém também são descartados e substituídos com a mesma rapidez da sua fabricação, além disso o fast fashion também é um dos maiores responsáveis por mão de obra escrava, infantil e em situações precárias . 

Com o impacto do fast fashion houve a necessidade de algo inverso a isso. O Slow Fashion foi criado por volta de 2004. O slow fashion prioriza muitos tópicos em seus ideais, alguns deles como: 

  • Variação de recursos locais; 
  • Comercialização de produtos sustentáveis;
  • Produção sustentável visando o mínimo de impacto ao meio ambiente e origem;
  • Produção de forma mais lenta e tendo como objetivo produtos que tem vida útil maior; 
  • Mão de obra digna e valorizada;
Foto de uma etiqueta com a frase "Essa roupa foi feita de natureza"
@fash_rev_brasil

Como a indústria da moda pode ser sustentável?

Como vimos anteriormente o mercado fashion é um dos maiores mercados poluentes nos dias atuais. Com a expansão do impacto deste mercado no meio ambiente, houve também o crescimento de pessoas preocupadas com isso, muitos grupos, ongs e instituições trabalham ativamente para reduzir o efeito causado por esta indústria. 

Existem algumas atitudes que as empresas podem adotar para se tornar uma empresa mais sustentável, são elas: 

  • Produzir sob demanda: Consiste em produção em pequena escala, evitando produtos parados em estoque e promoções absurdas onde acaba se perdendo capital;
  • Optar por matéria-prima sustentável: Quando falamos de matéria-prima sustentável, falamos de uma matéria produzida sem agrotóxicos, sem mão de obra infantil, dentre outras;
  • Gastar menos água e energia no processo de produção: muita energia e água são gastos durante o processo de produção, uma forma é optar por processos de lavagem que gastam menos água e menos produtos químicos.   
  • Menos aviamentos nos produtos: Muitas peças são descartadas por causa de aviamentos, o mais comum é a quebra de zíper, além também de impedir a reciclagem correta.
Foto de uma passarela onde os fotógrafos e espectadores ficam sentados do lado esquerdo em preto e branco e do lado direito os trabalhadores processando o algodão usado para fazer o tecido
@fash_rev_brasil

A tendência: Upcycling  

Ok, mas o que é Upcycling? O Upcycling é um método usado para diminuir a quantidade de resíduo têxtil, visando usar estes resíduos e peças que seriam descartadas para transformá-las em novas peças com uma vida útil prolongada, algumas vezes até dobrar ou triplicar a vida da peça. 

Com a pandemia, o número de pessoas em casa cresceu, as pessoas encontraram o upcycling como uma forma de ocupar o tempo. Muitos consumidores fizeram suas próprias roupas a partir do “diy” ou do famoso “faça você mesmo”, além disso também ocorreu o surgimento de marcas especializadas em upcycling. 

Como consumir de forma consciente na Menina Shoes?

Você sabia que nós da Menina Shoes trabalhamos com algumas marcas sustentáveis e veganas? Não? Então aqui vão algumas marcas para te incentivar a consumir de forma consciente!

Melissa

A Melissa é um marca 100% cruelty-free, ou seja, ela não realiza teste em animais em nenhum momento, é uma marca com selo eco-friendly, tem emissões de carbono reduzidas, é fabricada no Brasil, é reciclável e tem 30% do seu material gerado em fábrica reciclado. Além disso, a Melissa também abraça algumas iniciativas como: Educação de qualidade, igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis.

Melissa Sun Long Beach
Melissa Baguete Bag 
Mini Melissa Flox Infantil

Vert

A Vert é também é uma marca vegana e sustentável, os tênis da Vert são confeccionados em 100% algodão orgânico, inovando também em materiais veganos como o C.W.L. e a camurça Vegana.

Tênis Vert Recife Logo Chromefree
Tênis Vert Condor 2 Alveomesh
Tênis Vert Nova Ht Canvas

O Consumo Consciente e a Moda Sustentável são pontes de um passo gigante para o futuro, se adaptar a mudanças como essa é algo importante para a conservação do nosso planeta. 

Mas me conta, o que você acha sobre essa tendência Upcycling? Eu sou adepta e amo!!! 

Beijos, até logo!

guest
1 Comentário
mais velho
mais novo
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago
Thiago
9 dias atrás

Ótima matéria!