Lifestyle

Livros que você PRECISA ler

Hoje é dia 23 de abril, o dia internacional do livro e por esse motivo hoje venho aqui para honrar esse dia que é tão importante para os leitores assíduos e homenagear excelente escritores. Assim como os filmes da Netflix que você precisa assistir, nesse post eu vou dar opções de alguns dos meus livros favoritos da vida que você precisa ler antes de morrer e que provavelmente vão expandir a sua visão de mundo! Sabe aquele tédio da quarentena? Ele não existirá mais. Serão 5 livros para você se jogar de cabeça nos próximos dias e descobrir sobre universos que eu amo compartilhar além de aprendizados para toda a vida. Vamos lá?!

1 – Para Sempre Alice

Já imaginou estar no lugar de alguém que sofre de Alzheimer? Saber qual é a visão da pessoa, como a doença parece para ela, entender seus sentimentos e ainda ver detalhadamente como isso pode afetar a vida de todos à sua volta? Para Sempre Alice aborda todos esses tópicos. A personagem principal, Alice, é uma professora e pesquisadora muito bem sucedida, até que se perde no caminho de volta para a sua própria casa e acaba sendo diagnosticada com uma doença incurável, o Alzheimer.

O livro escrito por Lisa Genova é profundo, cheio de incertezas e faz com que se sinta próximo da personagem como poucos livros conseguem. Aqui você terá uma lição de empatia e aprendizado sobre essa doença que acontece em tantas famílias, mas que poucas pessoas de fato entendem. Ele é divertido, mas não se engane! Lágrimas irão rolar e você não vai querer que ele acabe. Vale ressaltar que ele já tem sua versão em filme que também é muito boa.

Porque nada se perde para sempre. Nesse mundo há um avanço doloroso, sentindo falta daquilo que deixamos, e sonhando com o futuro. Ao menos eu penso assim.

Para Sempre alice

2 – A Lista Negra

Esse livro provavelmente conta uma das histórias mais fortes e reais que eu já li em toda a minha vida, e já vou contar que valeu a pena cada segundo. Tudo começa com um casal que sofre bullying na escola, e como forma de brincadeira criam uma “Lista Negra” de todas as pessoas que faziam mal para eles e então imaginavam coisas negativas para acontecer com essas pessoas. Até que Nick Levil, namorado de Valerie Leftman leva uma arma para a escola e atira nas pessoas da lista, exceto em uma que é protegida pela sua namorada; assim que o garoto percebe que machucou quem ama, comete um ato que muda tudo.

Escrito por Jennifer Brown, o livro deveria ser uma leitura obrigatória por se tratar de um tema tão comum além de mostrar um lado que é escondido, aquele que ninguém mostra e todos tem medo que aconteçam com eles mesmos. Aqui você aprenderá sobre comportamento, questionará sobre justiça e terá muita empatia por tudo que acontece no mundo da personagem principal. É um livro para levar para a vida inteira e que com certeza deve ler antes de morrer.

Como sempre há tempo para a dor, sempre há tempo para a cura. É claro que há.

a lista negra

3 – Extraordinário

Com uma vibe leve, mas sem deixar de expressar significados, Extraordinário, escrito por R.J. Palácio é um livro infanto-juvenil que muitos adultos deveriam ler. Ele conta a história do Auggie, que é uma criança nascida com uma síndrome genética cuja sequela é deformidade facial e que decide enfrentar a escola no quinto ano. Muitas pessoas o julgam pela aparência e por isso o personagem principal tem medo de se relacionar com crianças diferentes por conta da exclusão social.

Muitos capítulos divertidos irão acontecer, muitos capítulos fortes irão te prender e com certeza, você sairá com empatia pelo personagem principal e aprenderá muito sobre o seu lugar na sociedade e como você lida com ele. Se você procura um livro fácil de ler, para começar ou então para presentear, Extraordinário é uma opção extraordinária. Caso queira visualizar, o livro também conta com uma adaptação em filme.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

extraordinário

4 – Métrica

Superar uma perda não é fácil, e o livro de Colleen Hoover sabe mostrar essa perspectiva de uma forma original e extremamente real. Lake está de luto pela morte de seu pai e seus sentimentos se resumem à dor, instabilidade e vazio. Métrica conta a história dessa personagem que não é fácil do começo ao fim de uma forma única e encantadora, faz com que nos identifiquemos e a escrita é leve e diferente de tudo que já leu.

Espere por muitas lágrimas mas acima de tudo espere ser cativada nessa história que não vai te deixar na mão. O livro é o primeiro de uma trilogia fascinante e que diz muito sobre a superação de uma vida nada fácil. A autora é best-seller nº1 no The New York Times e a sua leitura é leve, fácil, daquele tipo que você não consegue parar de ler. Prepare-se para passar a madrugada nesse livro e se eu fosse você, já compraria os outros dois para não morrer de ansiedade. 😛

Quando uma pessoa próxima morre, as lembranças que você tem dela se tornam dolorosas.

métrica

5 – Belle

“É preciso ter coragem para perder a inocência”. A história de Belle se passa em 1910, quando a garota com apenas 15 anos de idade vive em um Bordel sem saber o que acontece nos quartos de cima até que um assassinato acontece. Nesse momento desastroso, Belle sai correndo e é pega para ser vendida em Paris. Sua história se refere à força feminina e em como a personagem principal conseguiu superar as difíceis situações em que teve que passar, mostrando-se aventureira e corajosa, por conseguir passar por tantos momentos em que acontecem ainda nos dias atuais.

Você aprenderá muito sobre empatia nesse livro, além de conhecer um mundo completamente cruel em que a personagem se encontra. Os bordeis, a prostituição e muito mais é mostrado por Lesley Pearse de uma forma pesada e realista. O livro é uma forma de aprendizado sobre a vida de muitas pessoas, além de defender uma causa que já deveria ter acabado nos dias atuais que é doar o próprio corpo por falta de dinheiro ou opção.

O ódio era uma emoção muito mais fácil de lidar às vezes. Queimava ferozmente e acabava morrendo. O amor ficava.

belle

Contem pra mim o que acharam dessa seleção e qual livro entrou para a sua meta de leitura, eu vou amar saber!

Beijinhos, e um ótimo dia internacional do livro <3

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments