Beleza

Como fazer a rotina de Skincare: Cuidados com a pele

Provavelmente você já ouviu falar em skincare, não é? A palavra significa “cuidado com a pele” em inglês e tomou proporções maiores nos últimos anos. O mercado de skincare cresceu no Brasil durante a pandemia, já que grande parte das pessoas estavam trabalhando em home office e por conta disso, usando menos maquiagem. Ao se verem de “cara lavada”, as pessoas passaram a se preocupar mais com o cuidado com a pele.

E você, como você tem cuidado da sua pele? Você tem uma rotina? Hidrata e protege a sua pele do sol diariamente? Se você ainda tem dúvidas sobre como cuidar do seu rosto, vem comigo que eu vou te contar todos os detalhes sobre como fazer o passo a passo e criar uma rotina de skincare!

Passo 1: Limpeza facial

Mulher fazendo o primeiro passo do skincare, lavando o rosto.
Crédito da imagem: Freepik.com

O primeiro passo é lavar o rosto, para se livrar das impurezas e deixar o rosto preparado para receber os próximos passos. Para o rosto, o mais indicado é que seja um sabonete líquido ou em gel, já que esses normalmente possuem um pH mais próximo ao da nossa pele, que é entre 5,4 e 5,6, isso evita que a pele fique ressecada. Além disso, também é importante que você escolha um sabonete que seja adequado para o seu tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista).

Depois de lavar o rosto, você pode finalizar com uma água micelar, fazendo uma limpeza dupla.

Passo 2: Hidratação

Mulher fazendo skincare.
Crédito da imagem: Freepik.com

Após lavar, é importante hidratar o rosto, seja um hidratante em creme, em sérum ou em gel. A escolha do melhor tipo de hidratante é o que seja mais adequado para a sua pele, lembrando que mesmo que a sua pele seja oleosa, ela também precisa ser hidratada, viu?

Se a sua pele for seca, você pode optar por um creme hidratante, até mesmo um que seja mais consistente, caso a sua pele seja de normal a oleosa, o melhor é que você escolha um hidratante em gel ou em sérum. Para as peles oleosas, uma dica é optar por um que tenha efeito mate e seco ao toque.

Além de aplicar o hidratante no rosto diariamente, para manter uma boa hidratação é muuuito importante beber água, combinado?

Passo 3: Tratamento

Mulher fazendo skincare.
Crédito da imagem: Freepik.com

Agora é o momento em que você aplica o seu tratamento, como um creme para prevenir rugas e sinais, melhorar a acne, etc. Para um tratamento mais especifico, o mais indicado é que você se consulte com uma dermatologista para que ela indique o dermocosmético mais indicado para a sua pele.

Os mais queridinhos são os produtos que tem como ativo ácido hialurônico e vitamina C. O ácido hialurônico já está presente na nossa pele, sabia? Ele é o responsável por preencher o espaço e deixar a pele bem lisinha, porém assim como o colágeno, ele também vai diminuindo ao longo dos anos, sendo ótimo para prevenir e combater as rugas. Já a vitamina C tem ação antioxidante e estimula a produção de colágeno e é mais indicado ser usado pela manhã.

Passo 4: Protetor solar

Mulher fazendo skincare.
Crédito da imagem: Freepik.com

O último passo, mas não menos importante, é o protetor solar. Me arrisco a dizer que ele é o passo mais importante de todos, já que o sol é responsável por 85% do envelhecimento da nossa pele, além de ser o maior causador de câncer de pele. Para ter o efeito de proteção esperado, o protetor deve ser aplicado no rosto todos os dias, mesmo que não seja um dia de sol ou até mesmo se você não for sair de casa.

Escolha um protetor solar que tenha o FPS de no mínimo 30, mas dê preferência para os que tenham FPS 50 e 60, principalmente se a sua pele for clara. Para peles negras, o uso de protetor solar também é essencial e a regra de fator de proteção solar também é a mesma, mínimo de 30.

Skincare noturno

Mulher dormindo.
Crédito da imagem: Freepik.com

Se você estiver maquiada, o primeiro passo é remover a make com demaquilante, depois use o seu sabonete ou gel de limpeza de costume. Após isso, use o seu creme, sérum ou gel hidratante e de tratamento.

A diferença entre o skincare diário e o noturno é que a noite a pele não sofre pela exposição do sol, e como o metabolismo celular acelera, é ótimo para aplicar produtos hidratantes e nutritivos que previnem o envelhecimento. Depois disso, você está pronta para o seu sono de beleza!

K-Beauty: Skincare coreano

Mulher fazendo skincare coreano.
Crédito da imagem: Freepik.com

A Coréia do Sul se destaca quando o assunto é skincare, então não é surpresa que os seus produtos tenham conquistado o público ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente. O que mais vemos fazendo sucesso por aqui são as máscaras faciais, com as mais diversas premissas, desde limpeza a nutrição e hidratantes. Também são vários os tipos de máscara: de tecido, de argila, de hidrogel, de bolhas e com efeito de sauna. Sendo as mais comuns de tecido e de argila.

Mulher com máscara de tecido no rosto para skincare.
Crédito da imagem: Freepik.com

As máscaras de tecido são super famosas, elas já vem prontas com o espaço para os olhos, nariz e boca e tem como objetivo promover hidratação para a pele. O uso é bem fácil, basta você colocar a máscara no rosto, aguardar o tempo indicado na embalagem, que geralmente é de cerca de 15 minutos e quando retirar, bater as pontas dos dedos no rosto para ajudar na absorção do produto hidratante.

Mulher com máscara de argila no rosto para skincare.
Crédito da imagem: Freepik.com

As máscaras de argila são ótimas para peles mistas ou oleosas, pois elas tiram a oleosidade da pele e limpa os poros. Mas também tem opções de máscara de argila para os outros tipos de pele. Para usar, basta aplicar a máscara no rosto, esperar secar (você vai sentir que não consegue ter muita expressão facial enquanto isso acontece, o que é um pouco engraçado), e depois de seca, só retirar com água morna.

Skincare minimalista: O skinimalismo

Imagem que demonstram produtos de skincare.
Crédito da imagem: Freepik.com

O minimalismo está super em alta, e no skincare isso também é uma realidade. O skinimalismo é uma tendência de Skincare 2022 e 2023, e tem como premissa que você precise de poucos produtos para a sua rotina de cuidados com a pele.

Os 4 passos são os mesmos, mas dependendo da sua necessidade você pode pular a etapa 3 que é a de tratamento. O ponto chave para manter uma rotina de skincare minimalista é escolher produtos coringas e bem pensados para o seu tipo de pele e necessidade, dessa forma, você não precisa ter muitos produtos e ainda assim, consegue um bom resultado.

Skincare caseira funciona?

Mulher fazendo skincare com rodelas de pepino no olho para reduzir as olheiras.
Crédito da imagem: Freepik.com

Algumas opções de receitas para fazer o seu próprio produto de skincare em casa funciona sim, porém é preciso tomar cuidado com o que você está passando no rosto, pois embora o produto seja natural, algumas coisas podem ter um efeito negativo para a sua pele, como o limão que pode manchar a pele.

Agora, o famoso pepino no olho, funciona bem se o esperado for um resultado momentâneo. Colocar uma fatia de pepino gelado no olho ajuda a diminuir a olheira, reduzindo o inchaço e clareando a pele dessa região, porém não é um tratamento a longo prazo. Uma outra receitinha que funciona é a de usar água de arroz no rosto para diminuir a vermelhidão, pois o arroz possui compostos antioxidantes que ajudam a clarear a pele.

Por fim, uma polêmica: Pode esfoliar a pele com café?

A resposta é sim! Pode ser usado tanto o pó do café quanto a borra de café, mas o cuidado está na hora de escolher esse café, pois dependendo de como o grão foi moído, ele pode causar micro rasgos na pele, tendo um efeito contrário ao desejado.

Depois de você tomar esse cuidado, basta escolher a receita que você vai usar: misturar o café com água, com mel, com óleo de amêndoa natural ou com hidratante facial. Esfolie a sua misturinha com delicadeza para estimular a renovação celular e a limpeza profunda da sua pele, lembrando que a esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana.

Aproveite a sua rotina de skincare

Mulher relaxando na banheira, enquanto toma uma taça de vinho e escuta música.
Crédito da imagem: Freepik.com

O momento de cuidar da pele também é um momento de cuidar de si mesma e de relaxar. Se você não for sair de casa logo depois desse momento e estiver com tempo, você pode optar por uma roupa mais confortável, até mesmo o próprio roupão de banho ou o pijama quando for a rotina de skincare noturna, além de uma playlist de música que você curte. Assim, você faz com que esse momento de cuidado seja super relaxante, um verdadeiro spa em casa!

Gostou das nossas dicas? Me conta nos comentários se você tem algum produtinho ou receita que é um “must have” do skincare!

Beijo beijo e até o próximo post!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments